Por Lindenberg Junior

Image Younger Woman Good BusinessHá muitos fatores que compõem um negócio de sucesso, mas há um desse que quase todos têm em comum – o uso do marketing e suas estratégias. Empresários com experiência em marketing ou vendas normalmente tem as melhores chances de serem bem sucedidos já que marketing e vendas são cruciais para novos empreendimentos e na maioria dos negócios já ativos.

Estudos mostram que os que cortam a verba para promoções em período de recessão são mais propensos a sobreviver e até expandir seus negócios do que aqueles que cortam a verba do marketing para manter as portas abertas, o que pode ter o efeito contrário.

Seja lá o que você esteja fazendo para divulgar o seu produto, continue fazendo. Se puder, diversifique as estratégias de marketing (o que em inglês chamamos de “fusion marketing) como email marketing, social marketing, marketing de evento, vídeo marketing e assessoria de imprensa ou marketing de conteúdo (em inglês “PR” ou “content marketing”). A diversificação é a solução de longa data para proteger o seu investimento e esse conceito simples se aplica tanto a um orçamento de marketing quanto a um portfólio de ações.

Consumidores precisam do seu produto e serviço, mas se eles não sabem que você existe como usufruir do que você oferece? É importante entender que “Marketing” não é “Propaganda”. Marketing é muito mais que isso. O conceito básico para “Marketing” é “Lembrete Contínuo” da mensagem da sua companhia na mente dos clientes em potencial.

Outra importante função da estratégia de marketing é determinar qual produto ou serviço o potencial consumidor pode e/ou vai comprar. Companhias de sucesso tem um marketing sólido e continuam se ajustando para se adequar ao momento atual. Se você não está orientado na parte de marketing, certifique-se de ter algum profissional da área no seu time para buscar ajuda quando precisar.Image Marketing Como e Porque A

Nos Estados Unidos, os imigrantes se tornaram um grupo especial quando se trata de marketing. E incluímos aqui os latinos em geral ou mesmo os brasileiros “Brazucas”. De acordo com o relatório do “USA Today”, em 2017, o maior grupo minoritário nos Estados Unidos deixou de ser o de Afro-Americanos e passou a ser o de Latinos. Em 2015, o Centro de Economia e Pesquisa da Universidade da Geórgia estimou que o poder de compra dos Latinos nos EUA passava de US$1 Trilhão.

Para terminar, eu costumo dizer em minhas consultorias de marketing que, em primeiro lugar, um empresário ou profissional deve saber qual o seu público.  Sabendo quem é o seu público ou consumidor, parte-se para as estratégias e as ferramentas a serem usadas.

* Visite nosso outro site com foco em marketing, negócios e empreendedorismo e saiba mais, desde marketing de conteúdo e produção de vídeo para pequenas empresas até design, assessoria de imprensa, SEO e desenvolvimento web – www.kisuccess.com