waymo minivan

Waymo fez 183 viagens como parte de seu piloto sem motorista. Foto: Divulgação Waymo

Carros que se guiam sozinhos, sem a necessidade de um motorista, já são uma realidade sendo implementada em algumas das principais cidades dos Estados Unidos. Até o momento, a ideia tem sido explorada por empresas como a Waymo (pertencente à Alphabet, proprietária do Google), além da Cruise (startup da GM). Contudo, a crescente – mas lenta – expansão da tecnologia tem dividido opiniões e criado controvérsias.

Os táxis autônomos conseguem trafegar pelas vias sem a necessidade de qualquer comando manual. Basta apenas entrar no carro, que a máquina segue o destino escolhido pelo passageiro através do celular. Os veículos, no entanto, ainda seguem configurados com pedais e volante, para casos de emergências.

Os táxis autônomos foram inicialmente implementados pela Waymo em 2020. A pioneira da tecnologia de direção autônoma colocou a ideia em prática em áreas suburbanas de Phoenix, liberada apenas para algumas pessoas cadastradas. Mais recentemente, a empresa passou a oferecer o serviço a partir de um aplicativo.

Em agosto de 2022, a Waymo passou a ofertar as viagens em São Francisco, mas apenas para um número limitado de pessoas – como funcionários da empresa ou amigos de funcionários – e acompanhadas de um motorista de segurança. Além disso, pelo menos até janeiro de 2023, a Waymo ainda não está autorizada a realizar cobranças pelos serviços.

Paralelamente, outra empresa do ramo de tecnologia também explorava a inovação. Em fevereiro de 2022, a Cruise recebeu a permissão do Departamento de Veículos da Califórnia para implementar o serviço em São Francisco e, em julho do mesmo ano, foi autorizada a cobrar pelas corridas. Dessa forma, tornou-se a primeira companhia a ofertar o serviço de táxis sem motoristas para a população geral.

Falhas nos sistemas dos carros autônomos

Diante de tamanha tecnologia, nem todos se vêem animados com a iminente expansão dos serviços nas cidades americanas. Além de amedrontar empresas de viagens por aplicativo e trabalhadores autônomos, incidentes envolvendo os robô-táxis registraram transtornos e criam receio na população.

cruise carro

Cruise têm registrado incidentes com seus carros autônomos Foto: Cruise/Divulgação

Um dos que presenciaram cenas inusitadas envolvendo os carros sem motorista foi Benjamin Shaykin. Em depoimento para a revista Fortune, ele detalhou que estava a caminho de casa com seu filho quando avistaram um carro parado no meio de um cruzamento sem um motivo aparente.

Para Benjamin Shaykin, a falta de qualquer humano dentro do carro chegava a ser “desconcertante”. “Não se pode fazer contacto visual com ele, não se pode saber que eles o vêem”, disse ele.

Outra ocorrencia foi verificada na cidade de Austin. Também a revista Fortune, o motociclista Robert Foster contou que estava atrás de um veículo, também da Cruise, quando verificou que o automóvel trafegava em uma ciclovia.

Ele detalha que, curioso para ver se foi um erro pontual, ele ficou no cruzamento e esperou para ver se algum dos outros carros de Cruise que trafegavam nas proximidades também se comportariam de forma semelhante. Minutos depois, ele disse ter visto um carro da empresa, e depois outro, virar à esquerda para a mesma ciclovia.

Acidentes com robô-táxis

Na última semana de janeiro de 2023, a Waymo e a Cruise enviaram seus últimos dados trimestrais à Comissão de Serviços Públicos da Califórnia. Na ocasião, a Cruise relatou ter realizado 2.783 viagens pagas de passageiros em seus veículos sem motorista – quadruplicando o número de viagens do trimestre anterior. Os veículos teriam percorrido um total de 26.838,61 milhas durante o trimestre, que abrangeu setembro a novembro de 2022.

Com o registro de vários incidentes, durante esses três meses, a empresa relatou apenas uma colisão. Um Honda Accord bateu no para-choque traseiro de outro automóvel enquanto o robô-táxi tentava contornar um caminhão parado. Não havia nenhum passageiro no veículo no momento. Também não houve feridos.

A Waymo, por sua vez, fez 183 viagens como parte de seu piloto sem motorista, transportou 441 passageiros e percorreu 3.057 milhas. Não foram reportados acidentes com a empresa.

*Aprenda mais sobre marketing de conteúdo, produção de vídeo para pequenas empresas, design, SEO e até desenvolvimento web visitando nosso outro website com foco em Marketing, Negócios e Empreendedorismo e  – www.kisuccess.com

Facebook Comments