O Salesforce Tower se destaca no cartão postal de São Francisco e não é à toa. A construção que tem 61 andares, 326 metros de altura e é a mais moderna da cidade em termos de arquitetura, sustentabilidade, tecnologia e engenharia. Pertencendo à Pelli Clarke Pelli Architects, ele foi considerado o melhor arranha-céu do mundo pelo Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH) na 17ª edição do CTBUH Tall Building Awards.
Dentre 65 finalistas, foram escolhidos vencedores de diferentes faixas de altura, incluindo o Melhor Edifício em Altura com menos de 100 metros, o Melhor Edifício em Altura entre 100 e 199 metros, o Melhor Edifício em Altura entre 200 e 299 metros e o Melhor Edifício em Altura com mais de 400 metros.
A torre Salesforce foi escolhida por um júri composto por arquitetos de firmas de renome mundial, presidido por Karl Fender da Katsalidis Architects. Além da beleza, o projeto também reconhecido por sua preocupação em relação à saúde dos ocupantes, sustentabilidade, eficiência, e integração com o contexto urbano.
O edifício se transformou na peça central da cidade e está localizado perto do cais de São Francisco, o que chamou a atenção de turistas e moradores, já que é uma área propensa a terremotos. Porém, para explicar esse risco sísmico, a torre usa um design avançado que é modelado para resistir aos terremotos mais fortes esperados na região.
A Salesforce Tower é o centro do plano de redesenvolvimento do novo terminal de transporte de São Francisco. Projetado por Pelli Clarke Pelli, o novo Transbay Transit Center vai substituir o antigo terminal dos ônibus a um custo de aproximadamente $ 4,5 bilhões. O novo hub do transporte na cidade terá 4 andares, mais um piso subterrâneo, vai receber todas as linhas de ônibus e está estrategicamente localizado a um quarteirão do BART, próximo ao Caltrain e apenas três blocos do acesso à rodovia. Isto sem falar que o local está equipado pra contar com o futuro High-Speed Rail que ligará São Francisco a Los Angeles.
Além do Salesforce Tower, o Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH) julgou outras construções de diferentes características mundo afora. Ao todo, outros 20 prédios foram premiados em categorias individuais, que contemplavam diferentes faixas de altura.
O brasileiro Forma Itaim, localizado na Vila Nova Conceição, Zona Sul de São Paulo, ganhou na categoria dos prédios com menos de 100 metros. Ele se destaca por sua variedade de tratamentos de fachada, com um revestimento de terracota revestido com cores vibrantes e um revestimento duplo de alumínio perfurado. Além dele, também foram premiados edifícios nas categorias de 100 a 199 metros; 200-299 metros; 300-399 metros, e com mais de 400 metros.
Criada em 2007, a premiação reconhece anualmente projetos que contribuem para o avanço no desenvolvimento de arranha-céus, do ambiente urbano e da sustentabilidade nas edificações.
Facebook Comments