Os valores do seguro de saúde oferecidos pelo programa Obamacare aumentarão no próximo ano, de acordo com um relatório do governo publicado na segunda-feira, 24 de Outubro. O aumento de preços será em média de 25% para os planos de nível médio (prata ou ouro).
O aumento é significativo em comparação a 2016, quando os planos desse nível subiram apenas 7,2% em média, em estados aonde o sistema de saúde federal atua. É também a primeira vez que os preços sobem desta maneira desde que chegaram ao mercado em 2013.
O aumento dos seguros médicos vendidos a milhões de consumidores através do portal HealthCare.gov será na média da política que valia antes dos subsídios concedidos pelo governo. No entanto, funcionários do governo disseram que, apesar dos números, os subsídios estão projetados para subir a cada duas mensalidades para evitar que os clientes tenham um forte impacto no bolso na hora de pagar.
85% dos segurados com o programa Obamacare recebem subsídios federais, o que pode reduzir o custo para menos de 10% de sua renda. Autoridades disseram que, depois de receber o subsídio, pelo menos 72% dos consumidores encontrarão planos de saúde por menos de US$75 ao mês.
Ao que tudo indica, nem todos os usuários serão afetados porque se a política de seguros sobe e os subsídios também sobem não haverá grandes mudanças. No entanto, recomenda-se para aqueles que já estão inscritos que revisem o seu caso, porque se não fizerem nada para mudar o seu seguro médico e não verificarem se vai ou não aumentar o preço em seu caso, os planos atuais serão automaticamente renovados e poderá surgir um aumento inesperado na hora de pagar. O período de inscrição para 2017 começa no dia 1º de novembro.
No que diz respeito a um novo “buraco” no seguro de saúde criado pelo governo Obama, as empresas de seguros que oferem estes serviços também diminuirão. Tudo indica que em 2017 o número de companhias atuando no mercado vai cair de 232 para 167, uma redução de aproximadamente 28%.
As seguradoras estão elevando os preços e reduzindo a sua presença no mercado de saúde para conter as perdas que tiveram pela quantidade de pacientes doentes registrados – um número maior do que tinham programado. De acordo com a rede CNN, é por este motivo que no próximo período de inscrições para os seguros de 2017, as empresas vão acompanhar de perto o processo, pois querem que seus novos clientes sejam mais jovens e saudáveis.