texas harveyO furacão Harvey foi oficialmente considerado pior que o Katrina no que diz respeito ao grau de devastação. Transformado em tempestade tropical, o Harvey atingiu o Texas no dia 25 de agosto e provocou a morte de mais de 60 pessoas, deixando mais de 30 mil deslocados.

Casas alagadas, carros inutilizados, redes elétricas interrompidas e infraestruturas ameaçadas. A reconstrução da tempestade, que atingiu o sudeste do Texas e parte da Louisiana, está dependendo de mobilização em larga escala. Os moradores de Houston aceleraram o ritmo da recuperação após o furacão voltando às escolas e escritórios para ajudar a colocar a quarta maior cidade dos Estados Unidos e suas indústrias vitais de navegação e petróleo de volta nos trilhos.

Refinarias de petróleo, oleodutos e canais de navegação do polo energético dos Estados Unidos retomaram as operações de forma gradual. No final da segunda-feira, a Royal Dutch Shell  disse estar se preparando para religar uma unidade de gasolina em sua refinaria de Deer Park, no Texas, parte de uma joint venture.

Animais Abandonados e Perdidos Durante a Passagem do Harvey são Resgatados

Enquanto pessoas de todas as partes eram resgatadas durante o furacão Harvey, muitos abrigos e organizações de resgate a animais ficaram para trás. Foi aí que a empresa Southwest Airlines se uniu a organização californiana Helen Woodward Animal Shelter para salvar a vida dos animais de estimação sem tutores.

harvey ciclovivo animal2Segundo My Modern Met, antes da tempestade, a organização sem fins lucrativos Operation Pets Alive já havia tomado a atitude preventiva de resgatar muitos cães e gatos de abrigos na cidade de Houston, no Texas. Ao fazer isso, o grupo liberou muito espaço para novos resgates durante o furacão.

Foi assim que tornou possível o resgate de 64 animais abandonados por voluntários que levaram os peludos a salvo em um avião da Southwest Airlines para a Helen Woodward Animal Shelter, localizada em San Diego, na Califórnia.

Ajuda Financeira Vinda de Celebridades e de Outros Países

O Senado dos Estados Unidos aprovou um pacote de assistência financeira no valor de US$ 15,25 bilhões para as vítimas do furacão Harvey, medida ligada a uma emenda para elevar o limite máximo da dívida pública por mais três meses.

A ajuda para os que sofreram os efeitos devastadores da tempestade também está vindo de celebridades e países estrangeiros. A cantora Beyoncé viajou para sua cidade natal, Houston, no Texas, para se encontrar com as vítimas afetadas pelo furacão Harvey. Ela esteve na St. John’s Methodist Church, igreja que frequentou quando era criança. No local, ajudou no auxílio às vítimas, conversou com muitas pessoas e fez um discurso emocionado. De acordo com o site E! News, a cantora realizou uma ”doação significativa” para o fundo de ajuda às famílias afetadas pelo furacão. O valor não foi informado.

O Qatar, emirado do Oriente Médio, vai doar 30 milhões de dólares para ajudar as vítimas do Harvey no estado do Texas. Os Emirados Árabes Unidos, um dos rivais do Qatar na disputa pelo Golfo Pérsico, anunciaram uma doação de 10 milhões. O Qatar prometeu os fundos através do recém-criado Qatar Harvey Fund, que o embaixador Meshal bin Hamad Al Thani disse ser destinado a “ajudar a reconstruir as comunidades” afetadas pelas inundações.

Para ajudar com doações, visite o site da Cruz Vermelha.