A fotógrafa baiana e residente de Los Angeles, Claudia Passos

A fotógrafa baiana e residente de Los Angeles, Claudia Passos

Quem não se lembra dos álbuns de família? Quem nunca chegou à casa dos avós e se deparou com um porta-retrato com a família toda reunida pousando de forma ensaiada para a foto? Se você nunca viu esse tipo de foto, certamente conhece quem já viu. Antigamente era muito comum famílias inteiras se reunirem em algum lugar, ensaiar uma pose, tirar um retrato e colocá-lo em alguma parede da sala. Lá havia um pouco da história de todos.

Contudo, com o passar do tempo, essa tradição foi perdendo espaço. Uma nova tendência está atraindo um público cada vez maior, principalmente das famílias, o chamado lifestyle. Como o próprio nome diz, esta técnica fotográfica capta o estilo de vida. Sua base é trocar as poses por sorrisos espontâneos, registrar o cotidiano, privilegiar o momento e permitir que as pessoas fotografadas sejam elas mesmas. O resultado são fotos bem naturais e descontraídas, que retratam detalhes únicos dos fotografados.

Além das famílias, o lifestyle vem sendo utilizado em casamentos, ensaios com recém-nascidos “newborn” e até no mundo dos negócios, basta que o olhar criativo do fotógrafo entre em ação. Com experiência na arte de fotografar, a profissional Claudia Passos revela que apesar desse estilo de fotografia ser mais espontâneo, para fazer um bom ensaio lifestyle, seja com fotógrafos profissionais, de início de carreira ou amadores, é preciso seguir algumas técnicas, como por exemplo:

  • O fotógrafo deve aprender como ser natural e procurar deixar a família confortável;
  • A iluminação também é importante, o fotógrafo deve entender sobre a luz ambiente onde está trabalhando;
  • Embora as pessoas sejam o foco do ensaio, também vale registrar detalhes, objetos, joias e tudo o que puder contar a história daquela família e daquele momento na vida deles;
  • Como combinar o seu estilo de fotografia com o estilo de vida do cliente;
  • Como retratar da forma mais espontânea o dia a dia da família ou um momento específico em questão;

Claudia Passos é um exemplo que é possível, com dedicação, transformar o hobby em profissão. Ela é uma amante da fotografia desde criança e, após reconhecer sua paixão por essa arte, aprofundou seus conhecimentos e passou a fotografar por hobby. Nos últimos anos tornou-se fotógrafa oficial da Soul Brasil e transformou o que antes era diversão, em profissão. Claudia mescla seu trabalho com estilos variados de fotografar, sempre se aprimorando e buscando as novidades da área.

Seja qual for o estilo, o olhar do fotógrafo vai interferir diretamente no resultado obtido. Foto é luz. A sombra e a luz compõem e formam a imagem e, dessa forma, pode-se mudar completamente o significado e o sentido de uma mesma foto objeto ou pessoa apenas trabalhando com a luz. O olhar de quem registra os momentos, sua sensibilidade e habilidade permitirão que seja criado algo dramático, sensível, alegre ou com qualquer característica específica.

Para além do conhecimento técnico, a experiência, manter-se sempre atualizado, ser empreendedor e ter bom olhar transformam o amador em um profissional único e capaz de registrar os melhores momentos em eternas lembranças.

*Claudia Passos é fotógrafa da Soul Brasil. Sua especialidade são cobertura de eventos, fotos estéticas (beleza e estilo) e da natureza em geral.

Facebook Comments