No dia 17 de junho de 2010, um e-mail sobre uma empresa em estágio inicial que buscava levantar capital foi enviado a um grupo de investidores. Não havia muita coisa descrita. Simplesmente dizia: “O UberCab é o motorista particular de todos. Estamos resolvendo o problema da escassez de táxis com carros particulares sob demanda via iPhone e SMS”.
E por fim, o e-mail informou aos investidores que após duas semanas na app store, o conjunto alfa de 10 motoristas UberCab estava fazendo mais de 10 viagens nas noites de fim de semana em San Francisco. De todos os investidores que receberam aquele e-mail, apenas cinco investiram na seed. A título de conhecimento: investimento seed, também conhecido como Seed Capital ou, em tradução, Capital Semente, é o investimento de recursos destinados a empresas e startups em crescimento inicial. Mas de volta à história, apenas cinco investidores apostaram na novata. Para os demais, essa foi a decisão da qual se arrependerão pelo resto de suas vidas.
A empresa, é claro, era a Uber. Não era o Uber que conhecemos e usamos hoje. Naquela época era apenas uma ideia – um experimento projetado para descobrir se um setor inteiro poderia ser interrompido com o uso da tecnologia. Era uma chance de capacitar um produto ou serviço que poderia fazer algo mais rápido, melhor e mais barato do que qualquer outra coisa disponível naquele momento.
Sim, os riscos são muito maiores. Mas existem empresas que estão começando no zero com um potencial incrível. Dentre essas apostas, as empresas que são certo e viram sucesso mais do que compensam aqueles que não sobrevivem ao mercado. Com a estratégia certa, os retornos de investir em uma empresa disruptiva que está começando do zero são simplesmente uma mudança de vida que podem resultar em riqueza geracional. Considere este investimento inicial na Uber, antes absolutamente desconhecida, como um exemplo de como o investimento em uma empresa nova pode ser transformador.
Cyan e Scott Banister foram alguns dos que investiram lá no começo da Uber. O investimento de $ 50.000 se transformou em $ 248.275.800 no momento da oferta pública inicial (IPO) do Uber. Naval Ravikant investiu $ 25.000 na mesma rodada, que cresceu para incríveis $ 124.137.000. Esses retornos geraram 4.965 vezes o investimento original. Isso é o suficiente para transformar o investimento de $ 100 em $ 496.500 e o investimento de $ 1.000 em $ 4.965.000.
Isso é tudo o que é preciso. Não há necessidade de colocar $ 50.000 ou $ 100.000 em cada investimento para gerar retornos de mudança de vida. Por isso, investir em empresas que estão começando do zero, e logo no início, é uma das melhores maneiras de nos prepararmos para a aposentadoria dos nossos sonhos e dar às nossas famílias independência financeira por gerações.
Parte desse artigo foi a carta do editor da edição 110 da revista Soul Brasil de 15/11/2021, a última edição de 2021 que tem a “tecnologia” como tema principal – pela primeira vez em quase 20 anos de história da Soul Brasil – e como ela afeta a maneira como os indivíduos se comunicam, enxergam e pensam. Para ler esta edição, clique AQUI.
Facebook Comments