Não há dúvida de que alguém com uma mente negativa terá todos os aspectos de sua vida afetados por essa energia, e mais: ela irá impactar todos que estão ao seu redor. O mesmo acontece no ambiente de trabalho. Ser uma pessoa negativa pode afetar também o seu emprego, as relações com seus colegas e a função a ser desempenhada. Não imagina como? Continue lendo.

Como a negatividade afeta seu trabalho? De diversas formas, como por exemplo, afetando tanto os relacionamentos entre colegas quanto o bem-estar geral. O problema da negatividade é que ela geralmente atrai mais negatividade. Portanto, tudo começa com você: se entrar em seu local de trabalho com uma mente e uma atitude negativa, seus colegas também serão tomados por essa energia. Com isso, o local pode se tornar um ambiente tóxico, onde ninguém está feliz e os níveis de estresse nunca estão em queda.

Além de impactar o ambiente de trabalho como um todo, a energia negativa também pode causar problemas de desempenho. Isso acontece porque alguém negativo está sempre deixando de se candidatar a novas oportunidades de emprego por achar que nunca vai ser chamado. Uma pessoa negativa também vai notar que seus níveis de energia não estão bons e que a qualidade do seu trabalho será prejudicada por isso.

Essas são algumas formas de demonstrar como a negatividade pode ser um sentimento tóxico dentro do ambiente de trabalho. Mas, afinal, como podemos melhorar?

Existem maneiras de se tornar uma pessoa mais positiva no trabalho. No entanto, elas podem demandar muito esforço e mudança de comportamento, e nem todos estão dispostos a mudar, certo? Não seja uma delas! Comece por aqui. Aqui vão as melhores maneiras de combater a negatividade no trabalho:

  • Identifique a causa da sua negatividade
  • Pense em algo pelo qual você é grato
  • Fale com seu chefe
  • Afaste-se de colegas negativos

Identificar a causa de sua negatividade é crucial. Pode haver vários motivos pelos quais você tem uma atitude mais negativa no trabalho. Talvez a promoção que você tanto espera nunca chega porque seu chefe coloca outros colegas à sua frente, ou será que você está entediado com o que faz? Identificar a causa da mente negativa permite que você descubra as melhores maneiras de combatê-la.

Sempre que você sentir que está entrando em um estado de espírito negativo, pense em algo pelo qual você é grato. Afinal, é difícil permanecer negativo quando se está pensando em algo positivo. Também pode ser uma boa opção conversar com seu chefe e se abrir a respeito de seu trabalho e seus desejos na empresa. Se você não estiver satisfeito com algo, diga. Peça uma promoção ao invés de esperar por uma. Caso ache necessário, sugira fazer cursos de treinamento que pode ser bom para a empresa e você.

Caso tenha colegas negativos, certifique-se de se distanciar deles. Pode ser que os outros sejam a causa do seu mau humor e atitude negativa, portanto, distanciar-se do foco protegerá sua energia e sua positividade.

Como você pode ver, existem várias maneiras de lidar com sua negatividade no local de trabalho. Identificar a causa raiz é a chave para encontrar a solução para essa mentalidade ruim não só para você, mas para os outros.

E caso você seja uma pessoa naturalmente negativa, trabalhar a si mesmo para desenvolver uma mentalidade mais positiva ajudará em todos os campos da sua vida. No entanto, isso levará tempo, então não espere resultados da noite pro dia, persista!

Facebook Comments