Imagine que você está comprando algo em uma máquina de comidas fast food automática. Mas que além de pegar seu dinheiro e te dar o lanche que você selecionou em troca, essa máquina também é inteligente e usa esse dinheiro para encomendar automaticamente as mercadorias para reabastecer seu estoque.
É mais ou menos assim que funcionam as DAOs. Devido à explosão de popularidade das Finanças Descentralizadas (DeFi), aumentou o interesse em DAOs. Mas afinal, o que são as DAOs?
A sigla, em inglês, significa Decentralized Autonomous Organization ou, em português, Organização Autônoma Descentralizada, em português. Trata-se de uma ideia de uma S.A. (sociedade anônima) do universo de criptomoedas que podem ter maior impacto nos negócios do que qualquer inovação de Blockchain até agora.
Nas DAOs, as normas são definidas no sistema blockchain por meio de contratos inteligentes (smart contracts). Diferente do que acontece no sistema tradicional, onde existe um servidor central para tomar decisões, no DAO o controle é administrado coletivamente por seus membros, permitindo total transparência dos acordos a todos os usuários.
Essas organizações, como o próprio nome sugere, têm três recursos principais:
Descentralização: Ou seja, não é governado por uma única entidade centralizada.
Autonomia: Pode executar operações automaticamente por conta própria, sem qualquer intervenção.
Organização: É regido por suas próprias regras predeterminadas, como uma organização.
Sendo assim, as DAOs representam uma forma segura e muito eficaz de trabalhar com pessoas com ideias semelhantes em todo o mundo, onde as decisões são regidas por propostas e votações para garantir que todos na organização tenham voz.
Nas DAOs é utilizada a tecnologia de blockchain para registrar as transações e regras financeiras. Dessa forma, elimina a necessidade de envolver terceiros e as torna mais abertas e democráticas.
A espinha dorsal de um DAO é o contrato inteligente – feito com códigos no blockchain – que define as regras e mantém o armazenamento da organização. Normalmente esses registros são construídos sobre o blockchain Ethereum, que oferece suporte a esse tipo de contrato inteligente. Uma vez que o contrato está ativo, ninguém pode alterar as regras sem que os demais membros saibam e concordem.
Na prática, os DAOs podem ser usados para muitos fins, seja como investimento, caridade, arrecadação de fundos, empréstimo, compra de NFTs, tudo sem intermediários. Muitas das plataformas DEX (Decentralized Exchange) ou Corretora de Criptomoedas Descentralizadas utilizam o DAO como forma de organização. Atualmente as maiores DAOs são a Uniswap (UNI), Compound (COMP), Radicle (RAD), Rarible (RARI) e MakerDAO (MKR).
Os DAOs são recentes, mas mesmo após apenas alguns anos de sua criação já se mostraram uma ferramenta tecnológica útil que pode fazer parte de qualquer grande revolução futura.
Muitos analistas e especialistas do setor afirmam que esse tipo de organização está ganhando destaque, possivelmente substituindo algumas empresas tradicionais.
Por isso, empresas, marcas e investidores precisam estar atentos às tendências atuais e como elas podem afetar a forma como as marcas e os consumidores interagem.
Se você possui interesse no assunto e deseja se manter atualizado(a) sobre as novas tendências desse novo mercado, recomendo acompanhar os artigos da Kisuccess sobre o mundo cripto.
E se você adora o tema tecnologia queremos te dar uma dica legal! A nossa edição 110, de Nov/Dez de 2021, teve o tema “Tecnologia” pela primeira vez em quase 20 anos de Soul Brasil. Lá você encontra vários artigos interessantes sobre NFT, criptomoedas, metaverso, o que se pode esperar em um futuro próximo com 5G e Robótica, e muito mais! E o melhor, você pode ler gratuitamente clicando aqui.
*Quer ser especialista em criptomoedas e aprender a fazer investimentos seguros? Nós criamos um treinamento completo sobre criptomoedas, como funcionam, como negociar, como criar a carteira ideal, como trocar, e toda a tecnologia que envolve o negócio! Seja um MESTRE DAS CRIPTOMOEDAS! Acesse este link e compre o curso em preço promocional.