Por Lindenberg Junior
Cada mercado ou público direcionado precisa de uma específica ação ou categoria de soluções para assim existir uma efetiva aproximação entre um produto/ serviço e seu potencial consumidor. Uma coordenação adequada e que inclui diferentes formatos de estratégia de marketing como marketing direto, marketing digital, marketing tradicional, além de parcerias empresariais e eventos promocionais pode ser a melhor opção para alcançar o êxito de uma campanha. Segue abaixo, uma relação das melhores táticas usadas atualmente, e em particular, entre as pequenas empresas com menor orçamento para marketing. Cabe a você identificar as melhores táticas, dependendo do seu bolso, do mercado a ser atingido e da sua necessidade imediata.
1. Blogging
O uso inteligente do blog passou a ser uma excelente ferramenta do que hoje chamamos marketing “2.0”. O porquê é o poder de interação do blogueiro com o seu leitor através da informação, e do possível prospecto interessado em seu produto ou serviço.
2. Press-Releases
A maioria dos donos de empresas de médio porte ou o departamento de marketing de grandes corporações sempre usaram esse método. Mais recentemente, os donos de pequenas empresas assim como músicos e produtores de shows, por exemplo, tem usado essa estratégia. O “PR” é um comunicado de imprensa que se produz (etapa 1) e se distribui (etapa 2) para um banco de dados específico de editores e repórteres (dependendo da área a ser atingida) e tem como finalidade divulgar algo relevante sobre a sua empresa/serviço/produto.
3. Vídeo Marketing
O vídeo através das plataformas populares na web, como é o caso do Youtube e do Metacafe, passaram a ter muita importância no que se refere a marketing de comunicação. Você sabia que alguns dos mais importantes cantores da atualidade primeiro ficaram famosos no YouTube? E você já viu mensagens de vídeo em postos de gasolina ou no caixa dos supermercados? O ponto é que com o avanço da tecnologia, se esta podendo produzir vídeos de qualidade a baixo custo. A chave aqui é saber “contar a sua história” e saber como melhor distribuir essa mensagem.
4. Social Marketing
As mídias sociais hoje podem fazer um importante papel no quesito marketing e comunicação, mas não pense que usando apenas o Facebook você vai atingir os resultados esperados. Claro, existe várias mídias sociais no mercado e as principais hoje são o Facebook, o Twitter, o Google Plus, o Linkedln e o Pinterest. Mas o ponto aqui é a capacidade de interação que você ou alguém que trabalha para você pode conseguir. O ponto inicial aqui é o conteúdo que você (ou esse alguém) posta, a frequência, e a consequente interação.
5) Online Marketing
Considerado a melhor estratégia para quem vende online, o online marketing é abrangente e inclui táticas de “SEO” (otimização web para as ferramentas de busca) como é o caso de criar backlinks (o link da sua empresa em websites de relevância para o Google/Bing/etc.) e a criação de artigos com palavras chaves dentro do texto, etc. Já o que chamamos de Local SEO hoje é de fundamental importância para as pequenas empresas que tem uma presença física em uma determinada cidade ou vizinhança (um consultório de dentista ou uma floricultura, por exemplo). *Em nosso website www.kisuccess.com temos um artigo específico sobre o tema Local SEO.
6. E-marketing
O eMarketing continua sendo uma força alternativa para a distribuição de sua informação e notícias diretamente para o seu público consumidor. Comece pela criação de um enewsletter (semanal ou mensal) onde você (ou alguém ou uma empresa contratada) pode informar sobre importantes fatos relacionados sobre a sua área de atuação ou indústria, e claro, inteligentemente, anunciar as suas promoções diretamente. A melhor estratégia aqui é prover informações relevantes para o leitor e associar as mesmas com o seu produto ou serviço. Um fator de suma importância aqui é a qualidade de sua lista de e-mails, ou seja, ter uma lista que realmente deseje receber notícia de você.
7. Marketing de Evento
O foco aqui é promover a sua “marca” ou fazer o potencial consumidor identificar o “brand” a um determinado produto ou serviço. Participar de “trader shows” ou feiras e convenções relacionadas à sua indústria aqui é chave, e pode ti ajudar a ampliar o seu network em áreas de vendas e distribuição por exemplo. Patrocinar um evento onde um público específico pode identificar a sua marca também pode ser fator relevante. Porque será que a Budweiser patrocina eventos esportivos?
8. Uso de Seminários e/ou Workshops Virtuais
Esse formato aqui é um pouco parecido em termos de conceito com o marketing de evento, mas funciona melhor para alguns tipos de profissionais que tentam vender o seu serviço ou produto. Um bom exemplo aqui seria o de um corretor de imóveis ou um advogado de imigração ou um consultor de marketing como o autor desse texto. O ponto chave aqui também é informar e educar as pessoas, e a partir dai criar o seu “brand personal” como experto no tema * e depois “leads”.
9. Uso de Podcasts
O podcasting funciona como um blog, mas sendo seu aplicativo diferente. Pode ser escutado em áudio através do assinante do podcast. No caso do blog, se publica “posts”, e no caso do podcast se publica “episodies”. Parecido no conceito com os blogs e os vídeos, o podcast se tornou popular depois do surgimento dos arquivos de áudio Mp3 e dos Ipods. O seu uso também pode ser efetivo para criar um “brand personal”. Em outro tipo de exemplo, um autor pode contar um capítulo do seu livro de forma grátis através de áudio, e assim poder gerar o interesse “por mais” de parte do ouvinte ou consumidor.
10. Publicidade em Meios de Comunicação
Esse formato eu deixei por último pela necessidade de se usar mais palavras. Inicialmente, e em particular aos que duvidam de sua efetividade, o marketing através da TV, do Rádio e dos Jornais e Revistas continuam sendo efetivos e tendo uma grande força. O que é necessário, no entanto, é saber como e quando utilizá-los.
O fato é que depende muito do produto ou serviço, e muito importante, do público alvo. Se você é um dentista em Los Angeles e está pensando em anunciar em um canal de TV brasileira nos EUA, talvez essa não seja a melhor opção – mas talvez seja se você for um dentista em NY/New Jersey que tem 4 ou 5 vezes a população Brazuca de Los Angeles. No caso da rádio, eu produzi o Annual Santa Barbara Brazilian Carnaval Cultural (100 milhas ao Norte de Los Angeles) por doze (12) anos, e costumava anunciar durante as duas semanas prévias em rádios locais latinas e me deu um bom resultado por alguns anos – pelo fato dos latinos se identificarem mais com a nossa cultura.
No caso das mídias impressas, também é muito relativo, mas o que é de suma importância é você saber qual a tiragem da respectiva mídia impressa, onde ela é distribuída e se há monitoramento de sua circulação. Escutar de um dono de jornal dizer que distribui 50,000 jornais e não comparar e/ou monitorar é um erro. Outro fator importante é saber sobre a credibilidade do jornal ou revista em relação ao leitor (seu potencial consumidor). Enfim, espero que tenha gostado do artigo e que tenha entendido do conceito.
* Através de nosso outro website Kisuccess Marketing podemos ajudar os brasileiros nos Estados Unidos desde o design de sua publicidade e impressão gráfica (entrega em todos os EUA) até marketing digital e serviços web como SEO/SEO local e desenvolvimento de sites.
Facebook Comments