housing is keyO governador Gavin Newson anunciou que o estado pagará 100% do aluguel de inquilinos afetados pela pandemia covid-19 e que se endividaram. A notícia positiva acalma também os proprietários de imóveis neste plano de ajuda nunca antes visto no estado mais populoso dos Estados Unidos.

Isso será possível graças ao programa Housing is Key. Embora não seja novo, o programa está passando por mudanças para facilitar o processo e agilizar as inscrições que são 100% online. Inicialmente, o plano propunha pagar apenas 80% da dívida, condição que não ajudava os proprietários a aceitar os pedidos dos seus inquilinos e, consequentemente, os pedidos dos grupos mais necessitados eram quase nulos.

O governador Newsom e legisladores estão se reunindo até o final de junho para finalizar as atualizações do plano. Mas afinal, como funciona o Housing is Key? O programa vai mudar para oferecer um processo de inscrição online mais fácil e com mais informações, inclusive em espanhol, para que os mais necessitados no estado possam acessar os US$2 bilhões disponíveis para assistência.

O diretor do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Comunitário do estado, Gustavo Velásquez, reconheceu que o processo para receber ajuda do fundo que dispõe o estado é seu principal desafio e que a dificuldade de se inscrever é um dos principais fatores negativos do programa de ajuda.

Como todo o processo é feito online, com uma extensa lista de perguntas e falhas na tradução para o espanhol, gerou-se muita confusão entre os candidatos latinos que são justamente os que mais precisam da ajuda do programa, juntamente com os afroamericanos, segundo dados do próprio estado do Califórnia.

san francisco 4351853 960 720Outro ponto contra a iniciativa ‘Housing is Key’ na Califórnia é a “desvantagem” para muitos proprietários, já que o programa, até agora, só paga 80% da dívida acumulada em um ano e os bancos continuam exigindo o pagamento de 100% do valor de seus empréstimos sobre os imóveis.

“Esperamos essas mudanças muito em breve”, disse o diretor Velásquez referindo-se aos pedidos de redução dos tempos de resposta, documentação exigida e questionário para os candidatos. Ao mesmo tempo, garantiu que o programa passará a pagar 100% da dívida dos inquilinos e não mais 80%, de forma que o processo imposto pelo estado não confronte inquilinos e proprietários.

A ideia é unir os atingidos e não confrontá-los em um programa que deve ajudar os grupos mais afetados pela pandemia. “O que queremos é que os inquilinos se inscrevam”, disse o responsável ao encorajar a população a pedir a ajuda que vai impedir uma avalanche de despejos nos próximos meses no estado dourado.