Por Laís Oliveira

Se você está lendo esse texto é porque provavelmente quer se aventurar e ir acampar pela primeira vez e não sabe por onde começar a se organizar. Ou talvez você já tem a prática, mas quer anotar algumas ideias que podem tornar seu momento de acampar mais prático e inesquecível seja sozinho, a dois, com amigos ou família.

Antes de tudo, se for a sua primeira experiência em acampamentos, escolha um camping com uma estrutura básica e de preferência que não fique em um local completamente isolado para que você não tenha problemas caso esqueça alguma coisa realmente importante ou tiver qualquer problema inesperado.

Dito isso, para evitar alguns contratempos e ter uma ótima experiência longe de casa e mais pertinho da natureza, anote algumas dicas essenciais que vão fazer toda a diferença na hora que você for acampar:

1 – Na hora de acampar, alguns itens são indispensáveis e acredite, você não querer sentir falta de algo essencial quando estiver no meio do nada e sem possibilidade de comprar ou pedir emprestado. Confira os itens que precisa levar: bateria recarregável para aparelhos eletrônicos, lanterna, protetor solar, chapéu, sacos de lixo, repelente, papel higiênico, isqueiro, kit de primeiros socorros, colchão inflável ou saco de dormir.

2 – Vista e carregue roupas leves e confortáveis, você não está na cidade. Não esqueça das roupas íntimas, chinelos e toalha.

3 – Escolha uma barraca de qualidade, ela será sua casa no meio “do nada”. Modelos impermeáveis são os mais indicados. Confira o tamanho, barracas para 2 ou 3 pessoas geralmente não comportam esse volume se você carrega muita bagagem. Pense o tempo todo no seu conforto, com certeza preços baixos não terão o retorno que você espera.

4 – Liste tudo o que você vai comer no número de dias que você estiver fora e separe.

5 – Para lanches rápidos, priorize frutas frescas, barras de cereal, biscoitos fáceis de abrir e comer, e leve bolo ou sanduíches já cortados e prontos para serem comidos.

6 – Para a “cozinha” do camping certifique-se de ter tudo o que precisa como garrafas de água, fósforos, chaleira, lenços umedecidos, copos e canecas, panelas, uma mesa que monta e desmonta fácil, pratos e talheres. Se alguns itens forem de plástico melhor ainda. Tenha uma faca de ponta serrilhada que também pode ser usada como faca de pão, descascador de legumes, faca afiada e amolador, uma colher de servir maior, um abridor de latas e uma cafeteria de alumínio grande.

7 – Se vai fazer uma viagem curta, prepare suas refeições quentes para que tenha mais tempo para relaxar no camping e explorar o local, curtir e não se preocupar tanto com a comida.

8 – Procure recomendações, ande sempre com um mapa do local ou procure um guia para não se meter em enrascadas, afinal, você está na natureza. Tome cuidado com as trilhas e certifique-se que ela é um lugar adequado e já explorado, a natureza pode ser traiçoeira. Não se esqueça de conferir a previsão do tempo, assim ninguém enfrenta uma longa caminhada embaixo de chuva.

9 – Monte sua barraca em casa – antes de levar para o acampamento. Assim você já vai se familiarizando com o equipamento e aproveita para conferir se tudo está certo. Caso tenha dificuldades quando chegar no camping, não se desespere e respire fundo, você vai conseguir.

10 – Caso você vá acampar em um local que ainda não conhece e vai depender de energia elétrica para algum equipamento na barraca se organize. Caso seu destino seja um camping, boa parte deles disponibiliza tomadas para os campistas, mas elas nem sempre estarão perto do local onde você quer ou pode colocar sua barraca. Então leve uma extensão de alguns (vários) metros e esteja precavido.

11 – Mesmo no verão a temperatura pode cair durante a noite, especialmente a temperatura do solo. Se você prefere um pouco de conforto, opte por um isolante térmico. Isolante térmico é qualquer material capaz de evitar que a temperatura do meio externo se misture àquela de outro ambiente, deixando-as bastante semelhantes. Ou seja, o isolante utilizado pelos campistas é uma espécie de colchão que tem essa capacidade, já que deixa o usuário livre da influência da temperatura do solo.

12 – Faça seu Checklist! Imagine todos os seus dias e tudo que irá precisar. Anote tudo. Leve uma necessaire completa, mas sem exagero.

13 – Faça uma boa revisão no carro, abasteça, anote números de emergência ou de conhecidos em um papel – caso perca ou a bateria do celular acabe -, separe documentos essenciais, avise a pessoas importantes para onde está indo.

 

Com essas dicas essenciais você já pode planejar com segurança o seu camping. Boa viagem!

Facebook Comments