image

Foto: Oficina de Aduanas e Fronteiras dos EUA (CBP)

No mais recente no mundo do contrabando de imigrantes ilegais, as autoridades do serviço de imigração dos Estados Unidos divulgou a prisão de treze imigrantes indocumentados. Até ai nada de novo, mas o que gerou noticia pelo menos nas mídias das grandes cidades americanas, em particular as latinas como Univision e Telemundo, foi o fato de nesse caso particular, a apreensão dos ilegais foi quando tentavam embarcar em um jatinho privado que os esperava em um aeroporto do sul do Texas, na cidade de Edingurg.

A Patrulha da Fronteira informou na quarta-feira, dia 31 de agosto (2022), que 13 pessoas sem documentos de entrar legalmente nos EUA haviam sidos apreendidos quando tentavam embarcar em um avião particular no Texas, e um método que seria novo no contrabando de imigrantes. Normalmente, as organizações criminais do lado do México geralmente minimizam seus custos operacionais para aumentar seus lucros.

image 1

Foto: Oficina de Aduanas e Fronteiras dos EUA (CBP)

O incidente ocorreu em Edimburgo, ao norte da cidade fronteiriça de McAllen, que é um dos corredores mais ativos no transporte de pessoas que entram nos Estados Unidos sem autorização. Nesse respectivo dia agentes da Patrulha de Fronteira do setor do Vale do Rio Grande receberam uma denúncia de que imigrantes indocumentados “tentariam embarcar em um avião particular” no referido aeroporto, segundo nota à imprensa do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP).

Os primeiros a chegarem ao local foram agentes do Departamento de Segurança Pública do estado do Texas (DPS), que por sua vez solicitaram apoio para duas perseguições de veículos que começaram no aeroporto. “Durante a perseguição, uma patrulha do DPS foi atingida por um dos veículos em fuga”, disse o comunicado.

Durante a colisão dos veículos o comunicado ainda relata que “várias pessoas foram observadas fugindo para áreas de matagal que estavam próximo”. Um total de treze imigrantes de El Salvador e da República Dominicana foram presos enquanto tentavam fugir a pé. Os motoristas também foram levados e detidos. A rede de TV latina nos EUA, Univision News, a Patrulha da Fronteira disse que não divulgaria informações sobre o envolvimento do avião particular com a organização criminal de coiotes.

Essa região do sul do Texas e por onde passa o longo Rio Grande ja e’ conhecida como rota de transpasso de imigrantes ilegais através de organizações criminais através de “guias” conhecidos como coiotes. Porém, de anos que essas organizações criminais usam o método tradicional, usando carros, caminhões e camionetes, quando os ilegais já estão em solo americano.