A carreira da atriz brasileira Tatiana Monteiro atravessa continentes. Após se estabelecer no Brasil, a artista mudou-se para os Estados Unidos. Apesar dos obstáculos, ela reconstruiu sua vida e consolidou sua carreira internacional, atuando em teatro musical e estrelando produções como “Holiday in Heaven” e “Women Behind Bars” em Hollywood, e com o World Tour de Benise “Fuego”, ganhador do Emmy de Melhor Espetáculo. A atriz mostra que determinação e paixão são essenciais para alcançar o sucesso artístico e a realização pessoal.
Nascida no Rio de Janeiro, desde cedo Tatiana mostrou um talento natural para as artes cênicas. Ela começou no teatro com apenas 5 anos no colégio e também destacou-se nos esportes, jogando basquete profissional, além de competir em natação e hipismo.
A trajetória de Tatiana sofreu um grande impacto aos 15 anos, com a perda precoce de seu pai. “Minha vida desmoronou e parei tudo, não tinha energia para continuar mais nada. Fui morar com meus dindos [padrinhos] em Copacabana. Até que, depois de 5 meses, em meditação na praia, eu vi a cortina vermelha do teatro nas ondas e senti que precisava voltar aos palcos. Como no filme Rei Leão dizia: “Remember who you are”, relata a atriz, que revela que aquilo foi um sinal de seu pai.
Ela realizou o curso na Casa da Gávea com Paulo Betti e integrou o elenco do famoso musical Tribobó City, de Maria Clara Machado, como parte de sua formação em artes cênicas. Durante essa apresentação, foi vista no palco pelo lendário e premiado diretor Luiz Carlos Tourinho, que lhe ofereceu uma bolsa para estudar Commedia Dell’Arte com ele no Tablado.
No aniversário de 21 anos, em 1999, ela decidiu explorar novas oportunidades em Nova York. “Quis aprender e experienciar as verdadeiras técnicas dos melhores musicais do mundo na Broadway. Quando pisei no Times Square, com todas aquelas luzes, falei: “Vou morar aqui!”, conta. Ela, que deveria passar apenas 12 dias na terra do Tio Sam, ficou por 45 dias.
De volta ao Brasil, a artista ganhou reconhecimento com sua participação em novelas da Rede Globo, como “Esperança”, “Bang Bang” (que voltou ao ar dia 15 de julho de 2024 no Globo Play) e “Rei do Gado”, além de programas humorísticos como “A Turma do Didi” e “Zorra Total”.
Determinada a se aprimorar, Tatiana retornou a Nova York. “Vi no jornal Backstage dos EUA sobre uma audição para me formar em Musical Theater na Broadway. Competi com 500 mulheres do mundo todo por 20 vagas e fui a única sul-americana selecionada”, conta.
Após 15 anos na cidade, a artista decidiu ampliar seu “resume” [currículo] e diversificar suas experiências dedicando-se ao cinema e à TV em Los Angeles. Entre seus trabalhos, destacam-se os filmes “Tango”, “Red Belt”, “California Solo” e “The Back-Up Bride”. No entanto, sua estadia em Los Angeles foi marcada por um episódio traumático de violência doméstica em 2012, que quase a levou à morte.
“Fugi de volta para NYC com apenas 8 dólares, meu cachorro e 2 malas. Cheguei a dormir no Central Park por 3 noites embaixo de uma árvore. Não tive medo e apenas me sentia grata por estar livre e viva. Estava me recarregando na natureza. Aquela raiz estava me nutrindo de paz e me curando”, desabafa Tatiana.
Determinada a reconstruir sua vida, Tatiana começou a dar aulas de samba e jazz, além de vender suas “Angel Wings” – acessórios de penas com cristais semi-preciosos. Sua espiritualidade também a levou a ajudar mulheres em relacionamentos abusivos, criando workshops de dança e retiros de cura.
Posteriormente, ela passou em uma audição para ser Dolly, no musical Hello Dolly, em celebração dos 90 anos da maior diva da Broadway, Carol Channing, estando em cartaz no mesmo palco que ela estreou em 1964, o original St. James Theatre. “Isso me fez ser honrada com o prêmio Brazilian Portuguese Awards na ONU, como brasileira que conquistou a Broadway”, relata.
Em janeiro de 2020, ela estreou “Women Behind Bars” no Teatro Ricardo Montalban, em Hollywood. A versão filmada ficou disponível mundialmente por 4 anos no Broadway HD, Amazon Prime e, atualmente, sem custo no TubiTV. Tatiana Monteiro vive entre L.A, Nova York, Las Vegas e Rio de Janeiro. Além de atuar, ela se dedica a promover seus retiros de cura espiritual com a Dança das Deusas e empoderamento da totalidade com alinhamento dos chakras.
A artista está na pós-produção do filme “#ONLINE”. Além de atriz, coreógrafa, cantora e dançarina, é também a produtora executiva junto com o diretor e autor Maurício Moraes. Para acompanhar seus posts nas midias sociais visitem seu Instagram.
Facebook Comments