A pandemia de Covid-19 tem sido muito boa para o setor de videogames. Os gastos com jogos aumentaram 22% no ano passado, relata o The Washington Post. Inclusive, o número de usuários mensais no Discord, plataforma de chat popular entre os jogadores, dobrou para 140 milhões.
Mas o boom dos jogos online não se deve apenas à pandemia. Se trata de algo maior do que isso, argumenta um colunista do The Guardian, Sean Monahan: os videogames estão substituindo a música como expressão dominante da cultura juvenil.
Algumas celebridades, incluindo políticos dos EUA, se voltaram para “Among Us” e “Animal Crossing: New Horizons”, em busca do apoio dos eleitores e celebridades para promover seu trabalho. Ainda em 2020, o rapper Travis Scott fez algo semelhante, em um show virtual no Fortnite — que teve quase o dobro da audiência do 2020 MTV Video Music Awards.
“Veremos mais desses eventos, mesmo depois que os shows regulares forem seguros para comparecer novamente”, disse um analista ao The Hollywood Reporter.
A influência cultural dos games decorre em grande parte da interação. Jogos como o Animal Crossing se tornaram lugares de socialização e até mesmo para receber formaturas, festas ou protestos virtuais.
“Dez anos atrás, as gerações mais jovens estavam deixando para trás a mídia tradicional pela mídia social”, disse outro analista no relatório 2020 Global Games Market Report. Basicamente, as gerações mais jovens estão deixando para trás as mídias sociais por experiências mais interativas.
Entre as tantas novas características da sociedade que a pandemia evidenciou, a migração do interesse comum entre os jovens para os games online é mais um aspecto a ser destacado. Isso mostra como a cultura está sempre em movimento, e aumenta a diferença entre a nova e as antigas gerações.
Facebook Comments