RN Ibirapuera Aerea

Parque do Ibirapuera. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

O Google Maps celebrou 20 anos no último dia 6 de fevereiro (2025). Desde seu lançamento em 2005, o Google Maps evoluiu de uma simples ferramenta de navegação para um serviço completo de localização. Com inovações como o Street View, informações de trânsito em tempo real e o Google Transit, a plataforma se tornou essencial para milhões de usuários. Para marcar a data, a plataforma revelou as atrações mais populares no Brasil e no mundo. 

Confira quais foram os lugares no Brasil que mais geraram engajamento no Google Maps nos últimos 20 anos:

  • Parques

Dentre os locais que mais geraram engajamento no Google Maps no Brasil, os parques estão entre os principais destaques. O Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), é um dos mais fotografados e avaliados. O Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, no Rio de Janeiro (RJ), é outro ponto de grande destaque, assim como o Parque Nacional da Tijuca, também localizado no Rio de Janeiro. 

O Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná (PR), famoso por suas impressionantes cataratas, e o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará (CE), conhecido por suas dunas e lagoas, também estão entre os mais populares. Ainda na lista, figuram o Parque Nacional do Itatiaia, que se estende entre Rio de Janeiro (RJ) e Minas Gerais (MG), o Parque Lage, no Rio de Janeiro (RJ), o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão (MA), o Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais (MG), e o Parque das Águas de São Lourenço, também em Minas Gerais (MG).

  • Trilhas
Mirante trilha da Pedra Redonda

Mirante da trilha da Pedra Redonda, em Minas Gerais

As trilhas também são amplamente populares entre os usuários. A Trilha da Pedra Redonda, localizada em Monte Verde (MG), é uma das mais fotografadas, seguida pela Trilha do Morro da Urca, no Rio de Janeiro (RJ). O Pórtico de Entrada do Morro do Macaco, em Bombinhas (SC), e a Trilha da Guarda do Embaú, em Palhoça (SC), são outros destaques. 

O Pico do Urubu, em Mogi das Cruzes (SP), e o Morro Santo Antônio, em Caraguatatuba (SP), também figuram entre os mais fotografados. Completam a lista a Trilha Praia do Forno, em Arraial do Cabo (RJ), a Serra de Santa Helena, em Sete Lagoas (MG), a Trilha Lagoinha do Leste, em Florianópolis (SC), e o Morro da Coroa, em Arraial do Cabo (RJ).

  • Museus

Os museus também tiveram grande engajamento, com o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR), sendo um dos mais avaliados. O Museu Imperial, em Petrópolis (RJ), e o Museu do Ipiranga, em São Paulo (SP), aparecem em seguida. O Farol Santander, em São Paulo (SP), e o Museu da Imagem e do Som, também na capital paulista, são outros destaques. 

No Rio de Janeiro (RJ), o Museu da República e o Museu do Futebol atraíram grande interesse. O Museu do Café, em Santos (SP), a Casa das Rosas, em São Paulo (SP), e o Museu da Imigração, também na capital paulista, fecham a lista.

  • Praias
SC Balneario de Camboriu Praia de Laranjeiras

Praia das Laranjeiras, em Balneário Camboriú

As praias mais populares também foram listadas, com a Praia das Laranjeiras, em Balneário Camboriú (SC), liderando as avaliações e fotos. A Praia Guarda do Embaú, em Palhoça (SC), e a Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba (SP), também aparecem entre as mais bem avaliadas.

Outras praias de destaque incluem a Praia do Forte, na Bahia (BA), a Orla Brigitte Bardot, em Búzios (RJ), a Praia Ponta das Canas, em Florianópolis (SC), a Praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (BA), a Praia Barra da Lagoa, em Florianópolis (SC), o Pontal do Maragogi, em Maragogi (AL), e a Praia do Atalaia, em Salinópolis (PA).

  • Atrações turísticas mais fotografadas

    Christ the Redeemer Cristo Redentor

    Cristo Redentor, no Rio de Janeiro

O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), lidera, seguido pelo Museu Náutico da Bahia (Farol da Barra), em Salvador (BA), e a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, em Alagoas (AL). A Escadaria Selarón, no Rio de Janeiro (RJ), e a Praça do Marco Zero, em Recife (PE), também aparecem entre os destaques. 

O Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu (PR), o Empório Vila Germânica, em Blumenau (SC), o Dreams Park Show, em Foz do Iguaçu (PR), o Mirante da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra (SC), e a Praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE), fecham a lista.

  • Lugares mais populares do mundo no Google Maps

No ranking mundial das atrações mais populares, a Torre Eiffel, em Paris (França), é a mais procurada. Contudo, em Los Angeles (EUA) aparecem cinco atrações de destaque: a Villa Getty Museum, o Getty Center, o Letreiro de Hollywood, os Estúdios Universal Hollywood e a Ponte Golden Gate, em São Francisco (EUA), consolidando a Califórnia com seis das dez principais atrações do ranking. 

Outros pontos turísticos incluem o Empire State Building, em Nova Iorque (EUA), o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (Brasil), o Coliseu, em Roma (Itália), e a Basílica da Sagrada Família, em Barcelona (Espanha).

Novidades em comemoração aos 20 anos de Google Maps

Hollywood Sign Zuschnitt

Letreiro de Hollywood em Los Angeles, Califórnia

A plataforma também anunciou três novas funcionalidades que já estão disponíveis globalmente. Uma delas é a opção de visualizar a rota mais sustentável, permitindo que os usuários escolham a opção mais eficiente em termos de combustível ou energia. Basta abrir as instruções e tocar na rota com a folha verde. 

Outra funcionalidade é um novo avatar para motoristas, que poderão substituir a tradicional seta azul por um ônibus festivo. Por fim, a plataforma contará com um sistema que, por meio dos recursos do Gemini, identificará automaticamente lugares, restaurantes e atrações em capturas de tela, adicionando-os a uma lista personalizada sem a necessidade de criação manual.

Para consultoria e assistência nos Estados Unidos  ou passagens para o Brasil e America Latina, entre em contato com nossa agente de viagens Magali Da Silva – Fone / WhatsApp: 1 (323) 428-1963. Estamos em Los Angeles na Califórnia e estabelecidos há mais de 25 anos.