Enquanto o preço de casas na Califórnia aumentou a um nível nunca antes visto desde 2008, no geral, o fato não foi relevante para que potenciais compradores se direcionassem para comprar casas fora do estado dourado. Vendas de casas ficaram mais devagar em maio, mas o “momentum” no mercado continua sendo sólido com a chegada do verão, cravando maiores vendas anualizadas e também preços pelo quarto mês seguido.
Vendas de casas subiram acima da marca de 400.000 unidades em maio pelo segundo mês consecutivo desde outubro de 2013 e foram às segundas mais altas em praticamente dois anos. Transações fechadas de casas usadas totalizaram 423.360 unidades em maio. O preço médio subiu em maio, tanto em comparação ao mês anterior quanto ao ano, pelo quarto mês consecutivo e aumentaram 0,8% acima dos $481.880,00 registrados em abril, para $485.830,00, o maior nível desde novembro de 2007.
“Apesar do aumento considerável na venda de casas no primeiro trimestre de 2015, as vendas ainda continuam devagar se compararmos as vendas em 2008”, nos comentou o experiente corretor de imóveis Vladimir Bellemo, localizado em Fullerton, Orange County. “Eu creio que o rápido aumento nos preços ajudará também, no geral, a aumentar o inventário de casas para vender por diminuir o número de proprietários de casas no sufoco” (underwarter / termo em inglês), complementa Vladimir.
Desde Agosto de 2013, um adicional de quase 400.000 proprietários de imóveis passou a ter mais de 10% de “equity” em seus imóveis, o que permite a eles retornar ao mercado, seja vendendo ou comprando imóveis. Enquanto que o declínio do “equity” negativo pode ajudar no aquecimento do inventário de imóveis, é importante lembrar que cerca de 1,2 milhões de proprietários de imóveis na Califórnia, ou seja, 13,5%, ainda continuam sufocados, fato esse que continua a ter relevância na atual situação do mercado de imóveis na Califórnia.
*Vladimir Bellemo é um experiente corretor de imóveis com atuação em Orange County, na Califórnia, e especialista em “Short Sales” e “Foreclosure” – www.bellemo.com
Facebook Comments