trabalhando em casaDefinitivamente, podemos dizer que a felicidade significa coisas diferentes para cada pessoa. Para alguns, passar tempo de qualidade com a família é algo que traz grande alegria, enquanto outros preferem momentos a sós com a pessoa amada. Cada um tem sua própria visão sobre o que é ser feliz, mas há algo em que provavelmente todos concordamos:

Quanto menos problemas na vida, melhor

Assim como a felicidade, a palavra “problema” pode ter significados diferentes para cada um. Os detalhes podem variar de pessoa para pessoa, mas há um tema comum: um problema é algo que ameaça interromper sua felicidade.

Imagine que você planejou uma viagem dos sonhos há meses. Está orgulhoso de ter economizado dinheiro e acumulado os dias de folga oferecidos pela empresa onde trabalha. Antes, costumava tirar um ou dois dias de descanso assim que tinha direito, mas dessa vez foi diferente. Você guardou cada hora e cada dia para poder sair de férias tão esperadas.

Tudo está planejado, cada detalhe resolvido, e só de pensar em embarcar amanhã no avião rumo ao destino dos sonhos, um sorriso surge no seu rosto. O trajeto de Uber até o aeroporto foi surpreendentemente rápido e tranquilo. Você passou pela segurança sem problemas, fez o check-in com facilidade e chegou ao portão de embarque sem pressa.

… e então, a vida acontece

aeroportoVocê confere o relógio. Chegou com tempo de sobra. Quando acha que nada pode dar errado, as coisas desandam. Uma combinação de fatores inesperados e fora do seu controle significa que você não vai a lugar nenhum tão cedo.

O clima mudou repentinamente. Houve uma ameaça de bomba no aeroporto. Os pilotos da companhia aérea decidiram entrar em greve sem aviso prévio. Agora, você está diante de uma escolha: passar dias dormindo e esperando no aeroporto, como muitos outros, ou voltar para casa e lidar com a incerteza da situação.

Você pode ver isso como um grande problema ou uma grande oportunidade

Que droga. Você estava tão animado para sair da rotina, mas agora se depara com uma série de problemas. Respire fundo. Acalme-se. Isso está fora do seu controle, então por que se preocupar? Em vez de se afundar na negatividade e tentar achar um canto desconfortável no terminal para dormir durante a espera, por que não simplesmente voltar para casa?

Pense no que você pode fazer, em vez de focar no que não pode.

Você queria um tempo livre para levar seu barco para navegar? Agora é a chance perfeita. Seu melhor amigo tem alguns dias de folga? Que tal ligar para ele? Vocês adoram disputar partidas de tênis, e agora parece um ótimo momento para isso.

Ao invés de enxergar esse contratempo apenas como uma frustração, você decide vê-lo como uma série de novas oportunidades.

Você não pode controlar tudo o que acontece na sua vida, mas pode controlar como reage a isso.

A grande lição?

A felicidade é uma escolha. Não é algo externo que você precisa conquistar. Você decide se sente felicidade, tristeza ou qualquer outra emoção. Comece a ver problemas como oportunidades. Muitas vezes, eles são o empurrão necessário para mudar algo na sua vida ou no seu trabalho.