Por Laís Oliveira
Ser sustentável dentro de casa não é apenas uma tendência ou moda, é ter um estilo de vida saudável e harmônico com o meio ambiente na qual todos são beneficiados. E não é preciso muito, acredite: com pequenas mudanças na rotina e novas atitudes, é possível ajudar o planeta e ainda influenciar outras pessoas a entrarem nessa vibe positiva de sustentabilidade consciente.
Você já parou para refletir sobre qual planeta está deixando para as próximas gerações? Vivemos em uma sociedade que adora acumular: comida, roupas, sapatos, plástico, entre outros, mas para onde vai todo o lixo produzido por nós diariamente?
E a água – substância essencial para todo ser vivo no planeta – utilizada não só para beber, mas para tomar banho, cozinhar, lavar ruas, banheiros, plantar, produzir em larga escala em indústrias. Será que temos noção da quantidade de água desperdiçada por dia no mundo? É hora de refletirmos e pensarmos em nossas atitudes, pois o futuro depende de nós.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você dar o primeiro passo e transformar a rotina da sua casa e ainda ajudar o planeta de forma sustentável.
- Decore reutilizando materiais
Ser criativo tem tudo a ver com sustentabilidade. É possível, por exemplo, adotar uma decoração sustentável por meio da reutilização de materiais, criando peças diferenciadas e autênticas. Assim, facilmente diminuímos o consumo e o acúmulo de materiais dando uma ressignificação para os já existentes.
Isso vale para objetos decorativos dentro de casa, para uma horta em seu quintal ou até para itens utilizados em nosso dia a dia, como por exemplo: ecobags. Por que não substituir sacolas de plásticos, na hora de ir à feira ou ao supermercado, por uma ecobag de tecido que você pode produzir ou comprar por um preço baixo? Assim você evita a geração de plástico, que é um grande poluente na natureza.
- Economize energia
TV desligada sem ninguém assistindo, luzes acesas sem ninguém no cômodo, ventiladores e ar-condicionado funcionando em horários dispensáveis… pequenos gestos diários não só ajudam o planeta, como também fazem nossa conta mensal de energia diminuir. E quem não quer economizar, não é mesmo?
Além de desligar equipamentos que não estão sendo usados, você pode utilizar iluminação e ventilação natural ao máximo. É possível substituir as lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas fluorescentes, pois elas possuem maior durabilidade e são econômicas. Você também pode investir em equipamentos domésticos focados em menor consumo de energia, como os modelos de chuveiros elétricos econômicos. Seu bolso agradece!
- Compre do pequeno empresário ou produtor
Dentro de casa, ao fazer uma compra online, ou na ida a feiras e outros locais, sempre que possível prefira movimentar a economia da sua cidade, pois isso também é sustentável, entre outros, por conta da diminuição dos custos ambientais do transporte. Além disso, você estará ajudando pequenos produtores e empresários que dependem unicamente de sua produção independente para se sustentar.
Se for comprar de uma grande marca, sempre escolha uma que já está adotando mudanças sustentáveis em seu processo de produção. Fique atento, pois muitas já entenderam a importância do consumo sustentável e estão aderindo a esse estilo em seus produtos e serviços.
- Reciclar sempre
Uma das atitudes sustentáveis mais básicas e “antigas” para se adotar em casa é a reciclagem. Facilmente é possível adquirir o hábito de separar os diferentes tipos de lixo, contribuindo para o correto descarte dos resíduos. Além disso, cobre das autoridades da sua cidade para que seja feita a coleta seletiva.
Dentro de casa tenha duas lixeiras: uma para lixo seco e outra para lixo orgânico. Utilize papeis recicláveis, racionalize o papel da impressora, se possível prefira contas digitais ao invés de receber por correio, utilize guardanapos e coadores de café de pano ao invés dos tradicionais de papel.
- Reutilize água
É preciso acabar com o hábito de desperdiçar água que muitas vezes é de toda a família, passado de geração em geração. Pequenas atitudes farão com que você economize dezenas e, quem sabe, centenas de litros de água por mês.
Substitua a mangueira na hora de lavar carro, calçadas, quintais e opte pelos baldes na hora de fazer os serviços domésticos básicos. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça. Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa. Reaproveite a água da máquina de lavar para lavar pisos, janelas e automóveis. Reaproveite água de cozimentos para molhar suas plantas.
Ajudar o planeta é mais fácil do que você imagina. Pensar de forma sustentável é entender que o futuro das próximas gerações depende do que fazemos hoje. Quanto mais gente adotar hábitos sustentáveis, melhor. Converse com a sua família, seus vizinhos e seus amigos sobre essas atitudes. Troque dicas e experiências e façamos da nossa casa um local melhor.
Facebook Comments