Notícia boa para quem quer conseguir o green card por meio do visto EB-5. Isso porque a juíza Jacqueline Scott Corley, da Califórnia, acaba de despachar uma ordem contra o aumento do valor mínimo de investimento para aplicar o visto EB-5.
A proposta que tramitava era a de que o valor mínimo para dar entrada no green card por meio do visto EB-5 deveria ser de U$900 mil dólares. Mas a ordem a juíza foi de que o valor se mantivesse o de antes, ou seja, isso significa que o investimento mínimo do EB-5 voltou ao patamar de US$ 500 mil.
Apesar da decisão, não se sabe quando e se o USCIS recorrerá ou emitirá orientações antes da data de renovação do programa, no dia 30 de junho. Se o USCIS tentar recorrer o caso e mantiver sua decisão, que diz respeito ao valor de $900 mil dólares, isso acontecerá para o final de setembro.
Para quem deseja possuir o green card antes que o valor suba, este é o melhor momento para investir, já que resta apenas uma semana para agilizar o proceso. De acordo com alguns Centros Regionais e advogados da região, é possível dar entrada ainda com o valor de U$500.000 – mesmo que os documentos não estejam totalmente prontos.
Quem optar por dar entrada agora terá duas boas possibilidades antes do aumento:
Se a imigração não conseguir reinverter a decisão da corte, o investidor poderá fazer a aplicação no valor de $500 mil dólares.
O investidor irá garantir o seu lugar na fila antes que a cota de uma fila única “first in- first out” entre em efeito, resultando com que o brasileiro entre na mesma fila que aplicantes chineses e indianos, independente do país. O qual poderá levar anos para obter o green card.
Criado no início da década de 1990, o EB-5 é uma categoria de visto de residência permanente nos EUA, controlada pela United States Citizenship and Immigration Services (USCIS). Sua principal diferença entre outras permissões é que ele foi feito para atrair investimentos estrangeiros e gerar emprego. Sendo assim, destina-se a investidores com intenção de aplicar no país.