Da Redação
Os meteorologistas prognosticam que um recorde de chuvas no estado da Califórnia chegará esse fim de semana, mais precisamente no sábado, dia 7 de Janeiro, e se estenderá até a próxima semana, em duas frentes distintas. A maior preocupação das autoridades é que a grande intensidade de chuvas cause perdas humanas e grandes prejuízos materiais, como ocorreu no inverno de 2005.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos divulgou na quinta-feira, dia 5 de Janeiro, que as duas tormentas de chuva tem similaridade, no que se refere à quantidade de água, à tormenta invernal de 2005 que houve no estado. O departamento ainda antecipou que podem ocorrer transbordamentos de rios e deslizes de encostas de morros.
O fenômeno, aqui nos EUA conhecido como “Pineapple Express”, ocorre durante o inverno na costa oeste americana e é considerado normal, mas não na forma de duas tormentas de grande intensidade, como o que se espera nos próximos dias.
A maior quantidade de chuvas deve cair na região norte do estado e ao oeste da Sierra Nevada, por exemplo, é previsto que no final das duas tormentas, haverá um acúmulo de 12 polegadas de chuva. Já no vale central do estado, esse prognóstico cai para 3-6 polegadas. Na última grande tormenta do inverno de 2005, que mencionamos acima, mais de dez de pessoas perderam suas vida.
Os meteorologistas e autoridades seguem atentos ao que pode acontecer, principalmente em áreas urbanas, nas quais existem rios, pelo perigo do transbordamento. Alguns deles estão em cidades como Sacramento (a capital do estado), San Joaquin e Merced.