No último domingo (13), Dr. Dre, Snoop Dogg, Kendrick Lamar, Eminem e Mary J. Blige estrelaram o primeiro show do intervalo do Super Bowl focado totalmente no rap e no hip-hop.
Embora Missy Elliott e outros rappers tenham feito aparições ao lado de headliners do pop e do rock no passado, este foi o primeiro show do intervalo a colocar o rap como protagonista. É uma jornada longa para abraçar a música e a cultura negras e um grande passo na NFL’s, a Liga Nacional de Futebol dos EUA.
A NFL pode ter tido outros motivos para escolher um show totalmente estrelado por rappers: sua história problemática com a raça negra em uma liga onde cerca de 70% dos jogadores são negros. Muitas polêmicas aconteceram em todos esses anos. A última, por exemplo, aconteceu na primeira semana de fevereiro, quando um ex-técnico, negro, processou a liga por discriminação. Além desse caso, há muitos jogadores e torcedores indignados porque os responsáveis pela NFL praticamente acabaram com a carreira de Colin Kaepernick após ele ter participado dos protestos contra os assassinatos da população negra por parte da polícia.
Após a repercussão sobre Kaepernick, a liga contratou a empresa de entretenimento de Jay-Z, Roc Nation, em 2019 para ajudar a produzir shows do intervalo. O astro também está envolvido no show deste ano.
Alguns críticos veem a decisão da liga de centralizar o rap como uma fachada, uma cortina de fumaça. “A NFL está tentando parecer melhor trazendo o hip-hop como estrela do show, mas eles precisam fazer melhor que isso”, disse Ketra Armstrong, professora de gestão esportiva da Universidade de Michigan, ao New York Times.
O LVI Super Bowl 2022 aconteceu em Los Angeles, no SoFi Stadium, em Inglewood, e coroou o L.A Rams em uma final ganha por 23X20 contra os Bengals de Cincinnati (OH). O local da final, o ultra moderno SoFi, foi inaugurado no outono de 2020 e incorpora um vibe “Made in California”. O assento mais barato estava custando US$6 mil.
O show do intervalo uniu a multidão em uma grande festa. Pessoas de todas as idades cantaram juntas, em particular, com Snoop Dog. Funcionários foram vistos dançando durante o intervalo comprovando o ânimo e a vibe desse dia especial em Los Angeles que culminou com a vitória de virada dos Rams de L.A nos últimos minutos do jogo.
O estádio parou de servir álcool no terceiro quarto e logo após o magnífico show de Hip-Hop e Rap do intervalo. Os preços dos produtos vendidos lá dentro também surpreenderam. Por exemplo: um hot-dog, aquele tradicional com uma salsicha dentro de um pãozinho, custava US$9.00.
O SoFi Stadium, uma arena de 3,1 milhões de pés quadrados e US $5 bilhões, é o maior estádio da NFL e é cortesia de uma equipe de mais de oito dúzias de arquitetos e designers liderados por Lance Evans da HKS, uma empresa global de arquitetura com escritórios em Los Angeles.
É válido lembrar que a cada ano, em meados de janeiro ou fevereiro, uma cidade americana recebe o Super Bowl. Cidade essa que é definida um ano antes do evento. O Super Bowl LV, que decidiu o grande campeão da temporada de 2020, aconteceu no domingo – 7 de fevereiro de 2021 – no Raymond James Stadium, em Tampa Bay, Flórida. Já o Super Bowl LVII, que decide a temporada de 2022, acontece no dia 12 de fevereiro de 2023 no State Farm Stadium, na cidade de Glendale, no estado do Arizona.
Facebook Comments