Por Laís Oliveira
pexels charlotte may 5965917Os últimos anos trouxeram grandes mudanças na forma de consumir conteúdo. Se antes esperávamos os horários da programação da TV, da rádio ou do cinema para ter entretenimento e conteúdo dos mais variados tipos, agora basta termos acesso à internet pelo celular mesmo.

Fotos, leitura, vídeos ou áudio, são múltiplas as formas de consumo que temos disponíveis hoje em dia. E uma das que mais têm atraído jovens, especialmente da Geração Y e Z, é o formato podcast. Os conteúdos digitais em áudio caíram no gosto do público do mundo inteiro e estão cada vez mais populares. Um dos principais motivos é a diversidade dos temas, que vão desde política, passando por sexo, humor, comportamento, medicina, assuntos do universo nerd, mercado de trabalho, feminismo, economia e muito, muito mais.

De acordo com uma pesquisa do segundo semestre de 2021 da Statista Global Consumer Survey, o Brasil apareceu como um dos maiores mercados consumidores desse formato de áudio digital, à frente dos Estados Unidos e do Reino Unido. Segundo a Statista, 40% dos entrevistados brasileiros afirmaram que ouviram pelo menos um podcast nos últimos 12 meses. No levantamento, apenas Suécia e Irlanda apareceram na frente do mercado brasileiro.

Como os jovens são o principal público desse formato de conteúdo, nós vamos te dar 7 dicas de temas com os quais é possível desenvolver episódios e criar podcasts que certamente vão atrair jovens e ser mais uma ferramenta para você divulgar seus serviço e produtos – durante os episódios:

Psicologia e Comportamento

Os jovens de hoje estão passando por muitos desafios emocionais, pressão para produzir e estar cada vez mais informados numa sociedade cada vez mais tecnológica, então você pode apresentar um podcast sempre com a participação de um psicólogo para debater temas pertinentes à geração Z, por exemplo, ou montar uma equipe com jovens dessa geração para participarem do podcast criando conteúdo, contando histórias sobre experiências vividas, superação, desafios e muito mais.

pexels george milton 6954162Entrevistas com influenciadores

Esse tipo de conteúdo é sempre bem recebido, pois cada vez mais pessoas seguem influenciadores em suas redes sociais. Entrevistas com personalidades de interesse do nicho de mercado que seu podcast está atendendo serão de grande interesse do público jovem. Você pode fazer perguntas pessoais durante os episódios, discutir sobre experiências, pedir conselhos para quem quer seguir nesse nicho e muito mais.

Resenhas de livros com temas específicos

Mesmo com tantas mídias disponíveis, ainda há uma grande parte de jovens interessados ​​em literatura dos mais variados tipos, então fazer um podcast para discutir livros sobre determinados temas, com a possível participação de jovens autores convidados, pode ser um sucesso. Você pode convidar booktubers, que são influenciadores que fazem resenhas de livros no YouTube e muito mais!

Sexualidade

Podcasts que quebram tabus ao falar sobre temas como ejaculação, orgasmo, masturbação, experiência sexuais, traição, casamento e relacionamentos no geral sempre são grande sucesso, especialmente entre os mais jovens. Isso acontece porque há um interesse crescente por um conteúdo com o qual os ouvintes podem se identificar, especialmente as experiências sexuais e dúvidas sobre o tema.

Dicas sobre mídias digitais, redes sociais

Se você quiser fazer um podcast curto, mas que seja prático e preciso, pode falar sobre algumas dicas de como utilizar melhor as mídias digitais para anunciar, vender seus serviços, como editar fotos, gerenciar melhor as redes, conseguir maior engajamento, aplicativos úteis e muito mais.

podcast gb93acc5e9 1280Liberdade financeira e empreendedorismo

Educação financeira é uma temática deixada de lado nas escolas e em boa parte das universidades e a busca  por esse tema, aliado ao empreendedorismo, tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Cada vez mais jovens querem ser dono do seu próprio negócio ou mesmo alcançar a liberdade financeira o mais breve possível.

Humor

Você pode criar um podcast onde conta histórias engraçadas de ouvintes mesclando com experiências suas ou mesmo trazendo convidados ligados ao humor, como criadores de conteúdo, atores que fazem stand up comedy, humoristas e muito mais. Os episódios podem ser curtos e cativantes, assim seu público terá uma dose de humor diária mesmo em dias mais estressantes ou difíceis.

Agora que você já tem algumas ideias para colocar em prática na hora de criar o seu podcast, não esqueça de divulgar muito bem o seu projeto para fazer com que ele chegue ao público certo e seja um sucesso!

Facebook Comments