A variante Delta do coronavírus, que é altamente contagiosa, continua a ser disseminada em todo o condado de Los Angeles e, com as taxas de vacinação atuais, as autoridades dizem que não esperam que a região alcance a imunidade coletiva antes do outono nos Estados Unidos.
A prevalência da variante – que foi detectada pela primeira vez na Índia e é mais infecciosa e potencialmente mais mortal do que todas as outras variantes – está aumentando a cada semana no condado de L.A.
Já foram detectados 64 casos no condado desde abril, indicando que a variante é generalizada, uma vez que apenas uma pequena porcentagem das infecções são sequenciadas, afirmou Hilda Solis, presidente do Conselho de Supervisores do condado, em uma entrevista coletiva na tarde de segunda-feira, dia 21 de junho.
“Você está mais vulnerável do que nunca a contrair covid-19 se não estiver vacinado, e isso é preocupante com a variante Delta aparecendo no condado, ainda mais quando há relaxamento das medidas de proteção (máscara) e distanciamento social”, disse Solis. Desde o dia 15 de junho, Los Angeles e o estado da Califórnia suspenderam as restrições e tornaram facultativo o uso de máscara.
Os primeiros estudos indicam que a variante Delta é 50% mais contagiosa do que a Alpha, encontrada pela primeira vez no Reino Unido, que já era até 80% mais transmissível do que a cepa original do coronavírus. No entanto, estudos mostraram que as vacinas permanecem eficazes contra a nova variante.
“Seria bom lembrar que as pessoas não vacinadas estão em risco crescente de incubar, sem saber, a variante Delta e outras variantes preocupantes”, disse a diretora de saúde pública do condado, Barbara Ferrer. Ela observou que, entre os vacinados com as duas doses em L.A. County, apenas cerca de 0,4% são infectados com covid-19, cerca de 0,003% são hospitalizados e apenas 0,0004% morrem em decorrência da doença.
Na segunda-feira (21), 67% dos residentes do condado de L.A. com 16 anos ou mais haviam recebido pelo menos uma dose da vacina, e 58% estavam totalmente vacinados, disseram as autoridades. No início deste mês, Ferrer previu que a imunidade do rebanho poderia ser alcançada no final de agosto.
“Infelizmente vai levar mais tempo para obter a desejada imunidade total”, afirmou ainda no dia 21 de junho. E embora as taxas de vacinação sejam mais altas entre a população em geral, apenas 43% dos residentes negros e 51% dos latinos com 16 anos ou mais receberam pelo menos uma dose.
“A variante Delta pode novamente criar problemas no condado de L.A e outros no sul da Califórnia se os residentes que não se vacinaram continuarem sem querer se vacinar’, disse a supervisora Hilda Solis.
A taxa de vacinação atual é menor do que as autoridades de saúde pública gostariam e Ferrer enfatizou que agora não se espera que o condado alcance a imunidade coletiva antes do outono. O condado diz que pelo menos 80% das pessoas precisam ser vacinadas para impedir a propagação descontrolada do vírus.