lemon 1918082 1280Em tempos difíceis com um novo vírus em circulação no mundo inteiro e, com ele, a chegada de uma nova doença, a Covid-19, uma das coisas que pode nos ajudar a não contrair o coronavírus e outros tantos tipos problemas de saúde é fortalecer nosso sistema imunológico.

Muitos já sabem que o passo número um para tanto seria escolher um estilo de vida mais saudável. Todos os órgãos do corpo funcionam melhor quando protegidos contra ataques ambientais e fortalecidos por estratégias de vida saudável, como estas:

* Não fumar.
* Dormir adequadamente.
* Minimizar o estresse.
* Exercitar-se regularmente
* Fazer uma dieta rica em frutas e legumes.
* Manter o IMC normal.
* Se beber álcool que seja com moderação.
* Tomar medidas para evitar infecções – como lavar  as mãos com frequência, bem como os alimentos, e  cozinhar bem se você gosta de carnes.

Existe muita controvérsia sobre aumentar a imunidade usando certos suplementos. Hoje em dia é muito fácil encontrar frascos de comprimidos e preparações à base de plantas que alegam “fortalecer o sistema imunológico”. Embora algumas preparações alterem alguns componentes da função imunológica, até o momento não há evidências de que elas realmente reforcem a imunidade a um ponto em que você esteja mais protegido contra infecções e doenças.

O tema é complicado e os cientistas não sabem, por exemplo, se uma erva que parece aumentar os níveis de anticorpos no sangue está realmente fazendo algo benéfico para a imunidade no geral. O mais recomendável seria buscar uma alternativa simples e natural como foi mencionado acima sobre dormir mais, beber menos, minimizar o estresse e comer mais saudável. E por falar em alimentação saudável, vamos lembrar uma mania típica de brasileiro que é um perigo para a saúde: o abuso no sal e um recente estudo sobre ele comprometer o seu sistema imunológico.

salt 2219203 1280A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a quantidade máxima de sal que um adulto deve consumir por dia são 5g – o que corresponde a aproximadamente uma colher de chá. Nós brasileiros, por exemplo, adoramos colocar sal não somente durante o cozimento, mas quando o prato já está à mesa. A ingestão diária média no Brasil é de 9,34 gramas, segundo um estudo publicado em novembro de 2019 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Além de desenvolver hipertensão, ingerir muito sal pode levar a outras complicações, como infarto e derrame, além de comprometer o sistema imunológico, de acordo com um estudo publicado na revista Science Translational Medicine.

Facebook Comments