Por Laís Oliveira

sasasa

David Nasser, o compositor, e João Dias, o cantor

Se você é brasileiro, certamente já ouviu e cantou junto alguma vez na vida o refrão “adeus, ano velho. Feliz ano novo. Que tudo se realize no ano que vai nascer, muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender” durante a festa de Réveillon. Mas você sabe qual a origem dessa famosa música?

Essa canção é uma valsa e se chama “Fim de ano”. Ela foi escrita pelo jornalista e compositor David Nasser em parceria com Francisco Alves e interpretada originalmente pelo cantor paulista João Dias, em 1951. E com mais de 65 anos de sucesso, ainda é lembrada pelos brasileiros.

Alguns dos sucessos musicais escritos por Nasser, além de “Fim de ano”, foram: A camisola do dia (1953), Atiraste uma pedra (1958), Carlos Gardel (1954), Hoje quem paga sou eu (1955), Mamãe (1957), Pensando em ti (1957) e Vermelho 27 (1956). Nasser marcou presença em diversas parcerias musicais e também jornalísticas. Com mais de 300 músicas gravadas, ele foi um dos grandes nomes no jornalismo e na música do Brasil.

“Fim de ano” faz parte do disco Odeon, gravado e lançado em dezembro de 1951 por João Dias. Além desse sucesso, o álbum também trazia, em seu lado A, a versão em português de Jingle Bells.

Confira a letra completa

Fim de Ano

Adeus, ano velho!
Feliz ano novo!
Que tudo se realize
No ano que vai nascer!
Muito dinheiro no bolso,
Saúde pra dar e render!
Para os solteiros, sorte no amor
Nenhuma esperança perdida
Para os casados, nenhuma briga
Paz e sossego na vida