Em um cenário cujo mercado carece de inovações de destaque, o evento surge como uma boa notícia, oportunizando a criação, estimulando a inovação e novos talentos com a participação direta do publico. Além do festival proporcionar que o público tenha contato direto com os produtores e os eventos simultâneos tenham diversos formatos e tamanhos.
Qualquer um pode participar do Dia da Música, basta se encaixar em uma das três categorias: ser um artista; ter um local para oferecer como palco ou ser fã de música e apreciar a cultura da música independente. Basta entrar no site oficial do evento e se cadastrar em alguma destas categorias. O interessante é que, se você é fã de música e quer descobrir novos artistas e acompanhar a programação do evento, você pode participar dentro do site, interagindo e clicando em botões específicos do site nos dias do evento, como o “gostei” relativo a cada artista ou local participante do Dia da Música. Os mais bem avaliados pelo público podem receber prêmios em dinheiro. A votação também pode ajudar seu artista favorito a ser convidado para fazer show em um local.
Eventos como este são de suma importância para a cultura do Brasil, pois democratizam a criação autoral do país A segunda edição do evento acontecerá no sábado, 18 de junho de 2016. O festival irá realizar shows de novos artistas em palcos de rua no Rio de Janeiro e em São Paulo e apoiar uma rede de espaços e grupos dedicados à promoção de música autoral em todo o Brasil. Para saber mais, clique: http://www.diadamusica.com.br/festival